terça-feira, 13 de novembro de 2012

Síndrome da Visão de Computador


Dor de cabeça, olhos vermelhos e secos e visão embaçada, cansaço visual, as vezes náuseas são os sintomas da síndrome da visão do computador. A síndrome é causada pela má lubrificação dos olhos, devido ao fato dos indivíduos piscarem menos e, principalmente, ao esforço realizado para a visão de perto quando estão trabalhando no computador por horas seguidas.
Isto se dá pois quando miramos um objeto a uma distancia reduzida, entra em ação um mecanismo triplo que nos proporciona foco e visão nítida. Essa tríplice ação envolve a convergência (união) dos olhos, a acomodação (capacidade de focalização que o olho possui) e a contração pupilar.
Estes sintomas aparecem também em indivíduos que passam muito tempo à frente da televisão ou qualquer outro tipo de tela eletrônica. A programação chama a atenção, o que faz com que se pisque menos. 
Uma regra que pode ser seguida para diminuir os sintomas é a cada vinte minutos de uso do computador, parar vinte segundos olhando a vinte pés de distância para diminuir o esforço durante o uso da visão para perto e, portanto, os sintomas.
Mas, se os sintomas lhe incomodam a ponto de atrapalhar seu trabalho ou estudo, o ideal é procurar um Optometrista.
Todas alterações em sua capacidade de convergência e acomodação podem ser medidas e analisadas. Com isso o Optometrista pode sugerir o tratamento ideal através de técnicas que fazem parte da especialização conhecida como Optometria Ocupacional.
A síndrome de visão de computador não se resolve somente com colírios pois trata-se de uma dificuldade de ordem fisiológica e muscular que, portanto, deve ser analisada com técnicas próprias.
Procure seu Optometrista.

domingo, 11 de novembro de 2012

Optometrista - Atendimento Completo e Personalizado

O atendimento realizado por especialistas em visão, sejam Optometristas ou outros, depende de uma complementação técnica insubstituível que é realizada pelo técnico em ótica. 

As lentes e as armações devem atender as necessidades impostas pelas características visuais de cada cliente / paciente. Assim, por mais que o exame visual seja feito com detalhes e precisão, o trabalho da otica interfere na perfeita adaptação com os óculos.

Infelizmente falta qualificação dentro das oticas. Não adianta somente simpatia ou a capacidade de vender algum produto, mas, indicar o produto certo para cada caso.

Porque será que existe tantos tipos de lentes progressivas? Será que cada pessoa pode usar qualquer lente? Se for assim, vale a pena o investimento feito pela industria?
Pelo contrario, a lente e a armação devem ser adaptadas e não podem ser vendidas aleatoriamente.

Agora imagine você ser atendido por um profissional  que realiza todo o processo. Desde o exame visual, analisando com detalhes sua visão, até a indicação da armação e da lente necessária para suas particularidades visuais.

Pois é. Assim acontece em vários estabelecimentos espalhados pelo mundo a fora que possuem o Optometrista.

Com sua qualificação, o Optometrista pode realizar um atendimento completo e totalmente personalizado. A grande vantagem encontra-se no fato de você otimizar seu tempo e garantir um atendimento baseado em princípios técnicos e científicos.

A personalização dos oculos não se limita ao grau correto ou a escolha de uma armação esteticamente correta mas, à maneira como você usa sua visão no coridiano. Assim, fatores como iluminação, posicionamento de moveis, pratica de esportes, tempo de leitura, atividade profissional, comportamento ergonomico, devem e são considerados pelo Optometrista no momento da indicação dos óculos.

Optometria é uma ciência que pode ajudar muito a melhorar as condições visuais de muitas pessoas por meio de um exame mais apurado.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Optometria - Legalidade Inquestionável

                                                          Introdução
 

A valorização do trabalho humano e a liberdade profissional são princípios constitucionais que, por si sós, à míngua de regulação complementar, e à luz da exegese pós-positivista admitem o exercício de qualquer atividade laborativa lícita. (Ministro Luiz Fux STJ/STF).

                 Este material, visa apresentar uma série de dados estatísticos, sociais e jurídicos com o fito de esclarecer, em uma linguagem estritamente coloquial, fugindo de quaisquer termos que dificultem seu entendimento ou o torne de difícil entendimento, o porque que uma profissão existente em todo o mundo e também no Brasil, possui tanta dificuldade em ser plenamente exercida pelos que se dedicam ao estudo acadêmico ou técnico sendo portanto, habilitados para exercê-la.

            O mundo, hoje vive em plenitude um conceito de multidisciplinaridade, onde profissões de uma mesma área contribuem para o crescimento interligado nas diversas nuances de atuação. A evolução tecnológica traz a todas as especialidades, exigências de atualização constante e de especificidade de cada agente em sua formação acedêmica. Assim, a Optometria contribui diretamente com a prevenção da cegueira no mundo atuando em conjunto ou em parceria com as mais variadas especialidades que possuem ligação direta com a visão. São oftalmologistas, neurofisiologistas, nutricionistas, psicólogos, ortopedistas, entre outros.

A Optometria, ciência que estuda a visão, é regulamentada no mundo inteiro. Este fato faz com que os dados estatísticos relacionados à situação da saúde visual da população dos países que possuem tal regulamentação sejam muito mais favoráveis de que a do Brasil.

A Optometria existe no Brasil de forma direta, desde 1932 quando foi promulgado o Decreto 20.931 onde em seu Artigo 3 relata que o Optometrista pode trabalhar se provar sua habilitação junto aos órgãos de vigilância sanitária. No entanto, a Optometria ainda não possui lei que a regulamente.

É importante colocar que de acordo com o Ministério do Trabalho, de aproximadamente 2.200 profissões existentes no Brasil, apenas cerca de 65 são regulamentadas por lei.

A não regulamentação da Optometria não impede o seu exercício de forma direta, mas impede que ela seja disponibilizada publicamente para a sociedade.

Hoje a Optometria é exercida no Brasil por profissionais que possuem diplomas de nível técnico e de superior, reconhecidos pelo MEC.

Optus - Optometria e Lentes de Contato

A Optus, de propriedade do Optometrista João Cunha, foi o primeiro estabelecimento que oferece serviços optométricos autorizado pelo departamento de Vigilância Sanitaria de São Luis MA. Após várias reuniões para esclarecimentos de cunho jurídicos, o Setor jurídico da Vigilancia emitiu um parecer favorável à expediação de alvará Sanitário.
 
Como era de se esperar, esta autorização foi questionada pelos médicos o que gerou uma denúncia formal por parte do Ministério público.
 
No próximo dia 26 de novembro acontecerá a última audiencia para dar um basta a esta vergonha publica.
 
É lamentável! Em outras situações, a vigilancia sempre nega o alvará e o optometrista luta na justiça para contrariar. No caso da Optus, aconteceu exatamente o contrário. A VISA autorizou e os médicos contrariados, colocaram mais uma vez o antigo e enfadonho discurso de exercício ilegal da medicina.
 
Por conta disso, passarei a publicar neste blog, vários pontos que justificam a legalidade inquestionável de nossa profissão.