terça-feira, 13 de novembro de 2012

Síndrome da Visão de Computador


Dor de cabeça, olhos vermelhos e secos e visão embaçada, cansaço visual, as vezes náuseas são os sintomas da síndrome da visão do computador. A síndrome é causada pela má lubrificação dos olhos, devido ao fato dos indivíduos piscarem menos e, principalmente, ao esforço realizado para a visão de perto quando estão trabalhando no computador por horas seguidas.
Isto se dá pois quando miramos um objeto a uma distancia reduzida, entra em ação um mecanismo triplo que nos proporciona foco e visão nítida. Essa tríplice ação envolve a convergência (união) dos olhos, a acomodação (capacidade de focalização que o olho possui) e a contração pupilar.
Estes sintomas aparecem também em indivíduos que passam muito tempo à frente da televisão ou qualquer outro tipo de tela eletrônica. A programação chama a atenção, o que faz com que se pisque menos. 
Uma regra que pode ser seguida para diminuir os sintomas é a cada vinte minutos de uso do computador, parar vinte segundos olhando a vinte pés de distância para diminuir o esforço durante o uso da visão para perto e, portanto, os sintomas.
Mas, se os sintomas lhe incomodam a ponto de atrapalhar seu trabalho ou estudo, o ideal é procurar um Optometrista.
Todas alterações em sua capacidade de convergência e acomodação podem ser medidas e analisadas. Com isso o Optometrista pode sugerir o tratamento ideal através de técnicas que fazem parte da especialização conhecida como Optometria Ocupacional.
A síndrome de visão de computador não se resolve somente com colírios pois trata-se de uma dificuldade de ordem fisiológica e muscular que, portanto, deve ser analisada com técnicas próprias.
Procure seu Optometrista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário